Sede mundial das Testemunhas de Jeová

Sede mundial das Testemunhas de Jeová
Watchower

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Testemunhas de Jeová

Definição: A sociedade cristã mundial de pessoas que dão ativamente testemunho sobre Jeová Deus e Seus propósitos para com a humanidade. Baseiam suas crenças unicamente na Bíblia.

Que crenças das Testemunhas de Jeová as colocam à parte como diferentes das outras religiões?
(1) A Bíblia: As Testemunhas de Jeová crêem que a Bíblia inteira é a inspirada Palavra de Deus, e, em vez de aderirem a uma crença baseada na tradição humana, apegam-se à Bíblia como base para todas as suas crenças.

(2) Deus: Adoram a Jeová como o único Deus verdadeiro e falam de modo desinibido a outros a respeito Dele e de Seus propósitos amorosos para com a humanidade. Qualquer pessoa que testemunhe publicamente sobre Jeová é geralmente identificada como pertencente ao grupo indiviso — “Testemunhas de Jeová”.

(3) Jesus Cristo: Crêem, não que Jesus Cristo seja parte de uma Trindade, mas que, conforme diz a Bíblia, é o Filho de Deus, o primeiro das criações de Deus; que teve existência pré-humana e que sua vida foi transferida dos céus para o ventre de uma virgem, Maria; que sua vida humana perfeita, oferecida em sacrifício, torna possível a salvação com a perspectiva de vida eterna para aqueles que exercerem fé; que Cristo atua na qualidade de Rei sobre toda a terra, desde 1914, detendo autoridade divinamente concedida.

(4) O Reino de Deus: Crêem que o Reino de Deus é a única esperança para a humanidade; que se trata de um governo real; que em breve destruirá o atual sistema iníquo de coisas, incluindo todos os governos humanos, e produzirá um novo sistema em que prevalecerá a justiça.

(5) A vida celestial: Crêem que 144.000 cristãos ungidos com espírito santo compartilharão com Cristo o seu Reino celestial, reinando junto com ele. Não crêem que o céu seja a recompensa para todos os “bons”.

(6) A terra: Crêem que o propósito original de Deus para com a terra será cumprido; que a terra será completamente povoada por adoradores de Jeová e que estes poderão usufruir vida eterna em perfeição humana; que até mesmo os mortos serão ressuscitados para terem a oportunidade de compartilhar essas bênçãos.

(7) A morte: Crêem que os mortos não estão cônscios de absolutamente nada; que não sentem nem dor nem prazer em algum domínio espiritual; que não existem senão na memória de Deus, assim, a esperança deles de vida futura depende da ressurreição dentre os mortos.

(8) Os últimos dias: Crêem que vivemos atualmente, a partir de 1914, nos últimos dias do presente sistema iníquo de coisas; que alguns dos que viram os acontecimentos de 1914 verão também a destruição total do atual mundo iníquo; que os que amam a justiça sobreviverão numa terra purificada.

(9) À parte do mundo: Esforçam-se seriamente em não ser parte do mundo, conforme Jesus disse se daria com seus seguidores. Demonstram genuíno amor cristão ao próximo, mas não participam na política nem nas guerras de nação alguma. Provêem às necessidades materiais de sua família, mas evitam a busca ávida de coisas materiais e fama pessoal, também entregar-se excessivamente aos prazeres, coisas pelas quais se empenha este mundo.

(10) Aplicam o conselho da Bíblia: Crêem que é importante aplicar hoje o conselho da Palavra de Deus, no dia-a-dia — no lar, na escola, nos negócios, na congregação. A pessoa pode tornar-se Testemunha de Jeová, não importa qual tenha sido o seu passado, desde que abandone práticas condenadas pela Palavra de Deus e aplique seu conselho piedoso. Mas, se alguém, depois disso, se tornar praticante de adultério, fornicação, homossexualismo, abuso de drogas, embriaguez, mentiras ou roubo, será desassociado da organização.
(A listagem acima apresenta em suma algumas das crenças importantes das Testemunhas de Jeová, mas de modo algum engloba todos os pontos em que suas crenças diferem das de outros grupos. A base bíblica para as crenças acima é a bíblia, se quiser arquivo com os textos bíblicos e explicações adicionais mande e-mail solicitando que enviaremos. andersondinhopara@hotmail.com)

Como é financiada a obra das Testemunhas de Jeová?
Por meio de contribuições voluntárias, como acontecia com os primitivos cristãos. (2 Cor. 8:12; 9:7) Jamais se faz coleta em suas reuniões; nunca se solicita dinheiro do público. As contribuições pelas publicações bíblicas são para cobrir os custos de impressão e expedição.

As Testemunhas não são pagas para ir de casa em casa nem para oferecer publicações bíblicas nas ruas. O amor a Deus e ao próximo as motiva a falar sobre as amorosas provisões de Deus para a humanidade.

São as Testemunhas de Jeová uma seita ou um culto?
Há os que definem seita como um grupo que se desagregou de uma religião estabelecida. Outros aplicam o termo a um grupo que segue determinado líder ou mestre humano. O termo geralmente é aplicado de forma depreciativa. As Testemunhas de Jeová não são uma ramificação de alguma igreja, mas entre elas há pessoas procedentes de todas as rodas da vida e de muitas formações religiosas. Não consideram nenhum humano como seu líder, mas unicamente Jesus Cristo.

Culto é uma religião dita não-ortodoxa ou que enfatiza a devoção de acordo com rituais prescritos. Muitos cultos seguem um líder humano vivo, e é comum seus adeptos viverem em grupos, apartados do resto da sociedade. O padrão do que é ortodoxo, contudo, deve ser a Palavra de Deus, e as Testemunhas de Jeová aderem estritamente à Bíblia. Sua adoração é um modo de vida, não uma devoção ritualística. Não seguem um humano nem se isolam do resto da sociedade. Vivem e trabalham no meio de outras pessoas.

E as outras religiões seguem também a Bíblia?
Muitas a usam até certo ponto. Mas será que realmente ensinam e praticam o que está contido nela?
Considere: (1) Removeram da maioria de suas versões da Bíblia o nome do verdadeiro Deus, isso milhares de vezes. (2) A doutrina da Trindade, seu conceito sobre o próprio Deus, foi tomada emprestada a fontes pagãs e desenvolvida na sua forma atual séculos após ter sido completada a escrita da Bíblia. (3) Sua crença na imortalidade da alma humana como base para a vida além-túmulo não é bíblica; tem raízes na antiga babilônia. (4) O tema da pregação de Jesus era o Reino de Deus, e ele enviou seus discípulos para que fossem falar pessoalmente a outros sobre este Reino; contudo, as igrejas hoje raramente mencionam esse Reino e os membros delas não estão realizando a obra de pregar “estas boas novas do reino”. (Mat. 24:14) (5) Jesus disse que seus verdadeiros seguidores poderiam ser facilmente identificados pelo seu amor abnegado de uns para com os outros. Dá-se isso com as religiões da cristandade, quando as nações entram em guerra? (6) A Bíblia diz que os discípulos de Cristo não seriam parte do mundo, e avisa que quem quer que deseje ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus; mas as igrejas da cristandade e seus membros estão profundamente envolvidos nos assuntos políticos das nações. (Tia. 4:4) Em vista de tais antecedentes, pode-se dizer com sinceridade que elas aderem realmente à Bíblia?

Por que pregam as Testemunhas de Jeová de casa em casa?
Jesus predisse para o nosso tempo esta obra: “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim.” Ele instruiu também o seguinte aos seus seguidores: “Ide . . . e fazei discípulos de pessoas de todas as nações.” — Mat. 24:14; 28:19.

Quando Jesus enviou seus primitivos discípulos, orientou-os para que fossem aos lares das pessoas. (Mat. 10:7, 11-13) O apóstolo Paulo disse com respeito ao seu ministério: “Não me refreei de vos falar coisa alguma que fosse proveitosa, nem de vos ensinar publicamente e de casa em casa.” — Atos 20:20, 21; veja também Atos 5:42.

A mensagem que as Testemunhas proclamam envolve a vida das pessoas; querem ter o cuidado de não desperceber ninguém. (Sof. 2:2, 3) Suas visitas são motivadas pelo amor — primeiro a Deus, também ao próximo.

Uma conferência de líderes religiosos na Espanha observou o seguinte: “Talvez [as igrejas] sejam excessivamente negligentes naquilo que constitui precisamente a maior preocupação das Testemunhas — a visita aos lares, que cai dentro da metodologia apostólica da primitiva igreja. Enquanto que as igrejas, não em poucas ocasiões, se limitam a construir seus templos, a tocar os sinos para chamar as pessoas e a pregar dentro de seus locais de adoração, [as Testemunhas] seguem a tática apostólica de ir de casa em casa e de aproveitar toda ocasião para testemunhar.” — El Catolicismo, Bogotá, Colômbia, 14 de setembro de 1975, p. 14.

Mas por que visitam as Testemunhas de Jeová repetidamente até mesmo os lares das pessoas que não são da mesma fé?
Elas não impõem a sua mensagem a outros. Mas sabem que as pessoas se mudam para novas residências e que as circunstâncias delas mudam. Talvez hoje a pessoa esteja ocupada demais para ouvir; em outra ocasião talvez tenha prazer de tomar tempo para ouvir. Um membro da família pode não ter interesse, mas outros talvez o tenham. As próprias pessoas mudam; problemas sérios na vida podem conscientizar a pessoa da necessidade espiritual. — Veja também Isaías 6:8, 11, 12.

Por que são as Testemunhas de Jeová perseguidas e se fala contra elas?
Jesus disse: “Se o mundo vos odeia, sabeis que me odiou antes de odiar a vós. Se vós fizésseis parte do mundo, o mundo estaria afeiçoado ao que é seu. Agora, porque não fazeis parte do mundo, mas eu vos escolhi do mundo, por esta razão o mundo vos odeia.” (João 15:18, 19; veja também 1 Pedro 4:3, 4.) A Bíblia mostra que o mundo inteiro está sob o controle de Satanás; ele é o principal instigador da perseguição. — 1 João 5:19; Rev. 12:17.

Jesus disse também a seus discípulos: “Sereis pessoas odiadas por todos, por causa do meu nome.” (Mar. 13:13) A palavra “nome” nesse contexto significa o que Jesus é oficialmente, o Rei messiânico. A perseguição sobrevém porque as Testemunhas de Jeová colocam os mandamentos dele acima dos de qualquer governante terreno.